terça-feira, 24 de janeiro de 2012

100 Filmes

100 Filmes


Dodeskaden

Posted: 23 Jan 2012 05:40 PM PST


Filme: Dodeskaden
Título Original: Dô desu ka den
Diretores: Akira Kurosawa
Atores: Yoshitaka Zushi, Kin Sugai, Toshiyuki Tonomura
Ano: 1970
País: Japão


Dodeskaden é um recorte do mundo feito por Kurosawa. Nas pequenas coisas vemos o universo. E um pequeno grupo de pessoas, em uma pequena comunidade, como uma aldeia indígena, ou a vila do Chaves, está o mundo inteiro.

Os personagens de Dodeskaden não saem do pequeno cenário desenhado para eles, ora realista, ora lúdico. São todos humildes, bebem muito sake e têm suas manias e loucuras.

Dois dos loucos chamam a atenção. Um deles percorre o filme todo andando como se fosse o maquinista de um trem, repetindo a palavra "dodeskaden". O outro, que vive dentro de um carro com seu filho, vive imaginando sua casa ideal, em uma montanha.

Um filme digno para terminar este blog com muita categoria. Ele carrega uma leveza que se torna descompassada em alguns momentos. Há temas muito pesados e tristes, mas o clima do filme é sempre de bom humor. Uma clara consciência de cores nos liberta dos temas mais densos. E os personagens, mais caricatos, passam pelas dificuldades sem grandes pesares.

Aqui termina este blog, com lições de vida orientais. Com um enorme caminho a trilhar que, embora triste, pobre e injusto, pode ter belezas para encontrarmos sem querer nas pequenas coisas. À leveza e à simplicidade. Amém.


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui


Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Não tem próxima semana.


Nenhum comentário: