segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

100 Filmes

100 Filmes


O Filho

Posted: 15 Jan 2012 06:00 PM PST


Filme: O Filho
Título Original: Le Fils
Diretores: Jean-Pierre e Luc Dardenne (Irmãos Dardenne)
Atores: Olivier Gourmet, Morgan Marinee, Isabella Soupart
Ano: 2002
País: França


Este filme é daqueles de dar nó na garganta. Típico dos franceses, que gostam do estilo. Assistam o trailer (excelente, abaixo), que diz muito sobre o espírito do filme.

A câmera na mão, sempre seguindo os passos de Olivier (nome do ator e personagem), nos deixa sempre em dúvida do que se trata o filme. Nos sentimos como se a câmera fosse íntima demais. Talvez nem sequer desejássemos estar ali. O filme começa assim: Olivier está observando um dos garotos, não sabemos bem o motivo. A primeira impressão é que talvez ele seja pedófilo. Não seria justo eu contar a trama aqui, já que eles não revelam nada no trailer. O não saber, a dúvida, fazem parte da graça desta obra-prima. Até o cartaz segue a mesma linha, ao cortar o rosto do garoto.

Interessante que não há grandes eventos que ocorrem durante a trama. É basicamente a relação de Olivier com o garoto. E a não aprovação de sua mulher. Uma história que poderia ser contada em uma linha mas que, diferente de muitos filmes que forçam um enredo, consegue dar importância a cada plano de sua história.

Este é o único filme que entrou na lista desde que eu comecei o blog. Não porque tenha assistido no meio tempo, mas porque tinha esquecido dele em primeiro lugar. E quando assisti "A Criança", dos irmãos Dardenne - ótimo filme também - me lembrei desta obra prima e da necessidade de te-la aqui.

O tipo de cinema dos Dardenne é plenamente contemporâneo, do estilo que Cannes gosta: câmera na mão, ausência de trilha, histórias íntimas e duras. Dediquei dois meses deste blog aos filmes premiados em Cannes, pela Palma de Ouro (este aqui recebeu um justo prêmio ao seu ator principal, Olivier): Maio e Junho de 2010.


Torrent: download aqui
Legenda: download aqui


Cena do youtube:



--------------------
Próxima semana:
Obra prima do mestre japonês.


Nenhum comentário: